PARATY CULTURA E LAZER O ANO TODO

Visite Paraty 02
Visite Paraty 02

Visite Paraty 01
Visite Paraty 01

Visite Paraty 03
Visite Paraty 03

Visite Paraty 02
Visite Paraty 02

1/3

© Todos os direitos de imagens são reservados. Nenhuma das imagens do site poderá ser reproduzida ou utilizada sem prévia autorização por escrito.

VISITE PARATY

 

Entre a Baía da Ilha Grande e o belo trecho da Mata Atlântica, Paraty se impõe no cenário das cidades mais incríveis e charmosas do Brasil. A cidade se manteve esquecida e em total isolamento geográfico pela decadência dos ciclos econômicos (portuário, ouro, cana-de-açúcar, café), um ostracismo que colaborou para a sua preservação histórica e cultural e que mais tarde lhe rendeu o título de Monumento Nacional. Recentemente, juntamente com a Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade outorgado pela Unesco e assim como de Gastronomia Criativa.

Paraty está localizada no eixo Rio-São Paulo, a 250 km da capital carioca e a 290 km da capital paulista, o que possibilita com extrema facilidade o acesso por terra. A cidade também oferece um simpático aeroporto para aeronaves de médio porte e os que escolhem chegar por mar são bem recebidos por diversas marinas com toda infraestrutura, além de um cais comunitário tendo à vista a imponente Igreja de Santa Rita, cartão postal da cidade.

Um magnífico clima envolve a cidade diante do harmônico complexo arquitetônico colonial: os casarios antigos com seus símbolos maçônicos, o calçamento das ruas com pedras irregulares (conhecido como pé-de-moleque), o colorido intenso de portas e janelas, as igrejas simples em detalhes artísticos mas de rara beleza, os fortes e as fortalezas que defendiam  o ouro e diamantes que circulavam por aqui. E, como toda cidade antiga, aqui não faltam lendas de tesouros escondidos em praias e fazendas, sempre procurados e nunca encontrados.

Excelentes serviços não faltam aos visitantes, começando pelos vários hotéis e pousadas de altíssimo requinte, que servem deliciosos cafés da manhã, com serviços de bar, saunas, salas de jogos, equipados com amplos salões para festas e convenções, com profissionais altamente qualificados, que oferecem os mais variados serviços aos hóspedes mais exigentes.

Ao caminhar pelas ruas se vê nitidamente uma cidade efervescente! Diversas lojas oferecendo a delicadeza e a sofisticação do artesanato local, ateliers e galerias com artistas de várias partes do mundo apresentando seus trabalhos em cerâmicas, aquarelas, pinturas a óleo, artes em papel machê, madeira, fotografia, enfim, uma gama incontável das mais importantes manifestações artísticas, além de excelentes restaurantes, o que leva Paraty a ser um polo gastronômico de sucesso internacional.

A vida noturna satisfaz a todos os gostos: bares que servem iguarias e drinks originais à base de cachaça produzida artesanalmente em engenhos locais, além de casas noturnas que adentram a noite pulsando os sounds do momento.

Desfrutar a beleza da Baía de Paraty em passeios de barcos é conhecer belas ilhas e praias escondidas em recantos inimagináveis. Percorrer as trilhas na Mata Atlântica, banhar-se em suas cachoeiras que descem a Serra do Mar e apreciar a beleza da fauna e da flora que nela se exibem é inesquecível.

A existência de Paraty é fruto da entrada dos colonizadores portugueses para o sertão em busca de ouro e pedras preciosas. Ao percorrer o caminho dos índios, a Trilha Guaianá, eles alargaram as fronteiras do país e descobriam riquezas nas Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. E é por esta mesma trilha que descem as riquezas lá produzidas e sobem os aventureiros que fundam povoados, vilas e cidades. Parte desta trilha, transformada em Estrada Real, em 1660, ainda se mantém intacta dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Paraty guardou e preserva com carinho e zelo suas festas religiosas, dentre elas a Semana Santa, a Festa do Divino Espírito Santo, São Benedito, São Pedro e muitas outras. O Carnaval e suas danças tradicionais como a ciranda, o jongo e cateretê ainda divertem seu povo e os visitantes. O carnaval paratiense ainda mantém seus blocos de mascarados, herança européia e criou o Bloco da Lama em que os participamtes se cobrem de lama da Praia da Jabaquara para assustar as gentes. Foi toda esta soma de qualidades e atrativos que fez com que surgissem eventos internacionais como o Paraty em Foco, a Festa Literária Internacional de Paraty, o Encontro de Aquarelistas entre outros. Muitos são também os eventos culturais do calendário paratiense com os de cerâmica, música, Cachaça e produtos típicos. Nesta ambiência se unem a cultura caiçara, quilombola e indigena que lhes daõ características próprias.  Estes eventos reunem aqui expoentes destas artes, como escritores conhecidos e famosos e fotógrafos de renome internacional.

NOVO CALANDÁRIO DE EVENTOS 2021
http://visiteparaty.tur.br/agenda/calendario-2021-celebrar-a-experiencia-paraty/
AGENDA CALENDÁRIO FESTEJOS DA SERRA E DO MAR 2021
http://visiteparaty.tur.br/agenda/calendario-2021-festejos-da-serra-e-do-mar-celebrar-a-experiencia-paraty/