PARATY CULTURA E LAZER O ANO TODO

Visite Paraty 02
Visite Paraty 02

press to zoom
Visite Paraty 01
Visite Paraty 01

press to zoom
Visite Paraty 03
Visite Paraty 03

press to zoom
Visite Paraty 02
Visite Paraty 02

press to zoom
1/3

© Todos os direitos de imagens são reservados. Nenhuma das imagens do site poderá ser reproduzida ou utilizada sem prévia autorização por escrito.

VISITE PARATY

 

Entre a Baía da Ilha Grande e o belo trecho da Mata Atlântica, Paraty se impõe no cenário das cidades mais incríveis e charmosas do Brasil. A cidade se manteve esquecida e em total isolamento geográfico pela decadência dos ciclos econômicos (portuário, ouro, cana-de-açúcar, café), um ostracismo que colaborou para a sua preservação histórica e cultural e que mais tarde lhe rendeu o título de Monumento Nacional. Recentemente, juntamente com a Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade outorgado pela Unesco e assim como de Gastronomia Criativa.

Paraty está localizada no eixo Rio-São Paulo, a 250 km da capital carioca e a 290 km da capital paulista, o que possibilita com extrema facilidade o acesso por terra. A cidade também oferece um simpático aeroporto para aeronaves de médio porte e os que escolhem chegar por mar são bem recebidos por diversas marinas com toda infraestrutura, além de um cais comunitário tendo à vista a imponente Igreja de Santa Rita, cartão postal da cidade.

Um magnífico clima envolve a cidade diante do harmônico complexo arquitetônico colonial: os casarios antigos com seus símbolos maçônicos, o calçamento das ruas com pedras irregulares (conhecido como pé-de-moleque), o colorido intenso de portas e janelas, as igrejas simples em detalhes artísticos mas de rara beleza, os fortes e as fortalezas que defendiam  o ouro e diamantes que circulavam por aqui. E, como toda cidade antiga, aqui não faltam lendas de tesouros escondidos em praias e fazendas, sempre procurados e nunca encontrados.

Excelentes serviços não faltam aos visitantes, começando pelos vários hotéis e pousadas de altíssimo requinte, que servem deliciosos cafés da manhã, com serviços de bar, saunas, salas de jogos, equipados com amplos salões para festas e convenções, com profissionais altamente qualificados, que oferecem os mais variados serviços aos hóspedes mais exigentes.

Ao caminhar pelas ruas se vê nitidamente uma cidade efervescente! Diversas lojas oferecendo a delicadeza e a sofisticação do artesanato local, ateliers e galerias com artistas de várias partes do mundo apresentando seus trabalhos em cerâmicas, aquarelas, pinturas a óleo, artes em papel machê, madeira, fotografia, enfim, uma gama incontável das mais importantes manifestações artísticas, além de excelentes restaurantes, o que leva Paraty a ser um polo gastronômico de sucesso internacional.

A vida noturna satisfaz a todos os gostos: bares que servem iguarias e drinks originais à base de cachaça produzida artesanalmente em engenhos locais, além de casas noturnas que adentram a noite pulsando os sounds do momento.

Desfrutar a beleza da Baía de Paraty em passeios de barcos é conhecer belas ilhas e praias escondidas em recantos inimagináveis. Percorrer as trilhas na Mata Atlântica, banhar-se em suas cachoeiras que descem a Serra do Mar e apreciar a beleza da fauna e da flora que nela se exibem é inesquecível.

A existência de Paraty é fruto da entrada dos colonizadores portugueses para o sertão em busca de ouro e pedras preciosas. Ao percorrer o caminho dos índios, a Trilha Guaianá, eles alargaram as fronteiras do país e descobriam riquezas nas Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. E é por esta mesma trilha que descem as riquezas lá produzidas e sobem os aventureiros que fundam povoados, vilas e cidades. Parte desta trilha, transformada em Estrada Real, em 1660, ainda se mantém intacta dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Paraty guardou e preserva com carinho e zelo suas festas religiosas, dentre elas a Semana Santa, a Festa do Divino Espírito Santo, São Benedito, São Pedro e muitas outras. O Carnaval e suas danças tradicionais como a ciranda, o jongo e cateretê ainda divertem seu povo e os visitantes. O carnaval paratiense ainda mantém seus blocos de mascarados, herança européia e criou o Bloco da Lama em que os participamtes se cobrem de lama da Praia da Jabaquara para assustar as gentes. Foi toda esta soma de qualidades e atrativos que fez com que surgissem eventos internacionais como o Paraty em Foco, a Festa Literária Internacional de Paraty, o Encontro de Aquarelistas entre outros. Muitos são também os eventos culturais do calendário paratiense com os de cerâmica, música, Cachaça e produtos típicos. Nesta ambiência se unem a cultura caiçara, quilombola e indigena que lhes daõ características próprias.  Estes eventos reunem aqui expoentes destas artes, como escritores conhecidos e famosos e fotógrafos de renome internacional.

NOVO CALANDÁRIO DE EVENTOS 2021
http://visiteparaty.tur.br/agenda/calendario-2021-celebrar-a-experiencia-paraty/
AGENDA CALENDÁRIO FESTEJOS DA SERRA E DO MAR 2021
http://visiteparaty.tur.br/agenda/calendario-2021-festejos-da-serra-e-do-mar-celebrar-a-experiencia-paraty/