Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO



































Em 1826, o inventor francês Joseph Nicéphore Niépce fez a primeira foto da história, conhecida como “Vista da janela do Le Gras”. Utilizando um processo chamado heliografia, ele capturou a cena em uma superfície após incríveis oito horas de exposição, produzindo a primeira imagem permanente de que se tem notícia no mundo.




A 22ª edição do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco dirige seu olhar para os 200 anos da Fotografia, que serão comemorados neste 2026, discutindo a grande evolução tecnológica que transformou o grão em pixel. O ponto de partida que é a primeira imagem captada na história, a heliografia do francês Nicéphore Niépce, batizada de “Vista da Janela em Le Gras”, feita 1826.
O desembarque é na realidade dos pixels que formam uma imagem digital, uma tecnologia que mudou completamente ato de fotografar. Uma transição espetacular que veio um processo químico complexo, restrito a pouquíssimos especialistas no início do século 20, até chegar a um intricado sistema computacional que cabe na palma da mão em forma de smartphone, um produtor de imagens acessível a bilhões de pessoas.
Cabe ressaltar que ao era do pixel tem menos de 30 anos, o que torna era do grão, ou seja, da fotografia analógica, a responsável pela maioria das imagens icônicas que marcaram a história nesses dois séculos (veja no carrossel de fotos acima). Esse é um dos muitos temas em debate no Paraty em Foco de 2026, que terá grandes nomes da era do grão ao lado de jovens talentos da era do pixel.
Sérgio Branco
Diretor de Redação
Revista Fotografe Melhor
Informamos que a programação com todos os convidados e outras atrações do Festival está sendo elaborada e iremos publicá-la neste site e informaremos em nossas redes sociais. Para os que pretendem estar conosco, reservem com antecedência, venham comemorar a grande Festa dos 200 anos conosco em Paraty.

