HISTÓRICO

2019 DE 18 A 22 DE SETEMBRO

15º PARATY EM FOCO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA

"MIGRAÇÕES"

Na sua edição dos 15 anos, o Festival teve como tema “MIGRAÇÕES”

A humanidade se torna cada vez mais nômade. A despeito das profundas raízes que ser quer impor às nações e às tradições, há cada vez mais pessoas tentadas ou forçadas a migrar. Efeitos de um mundo que se globalizou no terreno das finanças e das comunicações, mas insiste em erguer muros e cercas entre pessoas e povos. Migrar pode ser o resultado de uma catástrofe ou de um desejo. É sempre uma decisão extrema, que envolve afetos e apreensões.

O Brasil é um país de imigrantes e de maciços fluxos migratórios internos. A fotografia brasileira também é fruto desse processo e carrega através das imagens, os anseios e a esperanças de muitos imigrantes em busca de uma chão para fazer florescer os seus sonhos. Muitos fogem das guerras e da consequencia da fome. Fogem dos extremismos, da arrogancia das ideologias radicais.

 ​

O Paraty em Foco 2019 teve a fotógrafa Claudia Andujar como Homenageada do Ano. Nascida na Suíça, em 1931, ela chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui estabelecida, sentiu-se atraída pela vida e a causa dos povos indígenas, que sofriam e até hoje sofrem um extermínio lento, com a paulatina migração do homem branco, o avanço do desmatamento e da grilagem, da mineração, das madeireiras e da agricultura de exportação. Sua obra é um alerta permanente contra essa condição.

Orlando Azevedo, açoriano de nascença, brasileiro por escolha. Vivendo em Curitiba, onde atua como agitador cultural, ele soube traduzir em fotos, por meio de um trabalho minucioso, o Coração do Brasil, território múltiplo e mestiço, formado por todos os tons de pele, do caboclo ao imigrante e o nativo.

Paraty em Foco, fruto de uma imigração, seu director Giancarlo Mecarelli, fotógrafo e director de arte , escolheu Paraty para realizar duas ideias, abrir a Galeria Zoom de Fotografia e criar um Festival, foie m 2005 que está história de migração inicio. Hoje a Galeria Zoom não existe em um espaço fisico, mas continua na realização do Paraty em Foco e em sua 15a Edição, buscou uma vez mais, afirmar-se como “Um Evento para Todos os Olhares”, dando espaço assimk às várias vertentes da expressão fotográfica

 

Veja no link o site completo do 15º Paraty em Foco: paratyemfoco.wixsite.com/paratyemfoco2019

Os dois vídeos abaixo forma produzidos pelos parceiros: F3 Imagens No Olhar TV e da Agência Barça :