AÇÃO SOCIAL

Paraty em Foco realiza atividades junto à comunidade de Paraty desde a primeira edição do Festival em 2005. 

Giancarlo Mecarelli e Maxime Delmotte, fundadores do PEF, moram na cidade e realizaram durante vários anos oficinas de formação de jovens fotógrafos em comunidades. As oficinas de fotográfia do projeto “Jovens do ITAE” (Instituto Trilha das Artes e Educação), oficinas estas que se expandiram para a Casa Escola (na Ilha das Cobras), parceria com a Secretaria de Educação e com a ONG Cairuçu.

Dois dos projetos mais recentes desenvolvidos por Giancarlo Mecarelli junto à comunidade local são Gente Daqui e Sonho Meu. Na série Gente Daqui, ele retratou pessoas de relevância na cidade. Para o projeto Sonho Meu, fotografou jovens moradores de Paraty segurando uma folha de papel na qual registram o que desejam ser no futuro. As fotos foram expostas no muro da Pousada do Principe em suporte " lambe lambe" cada imagem media 2.20x1.40m.

Após a realização do Paraty em Foco 2019, Giancarlo como em outros anos, fez visitas guiadas para alunos das escolas públicas de Paraty na Casa da Cultura, onde as exposições permaneceram montadas e abertas ao público 

até 14 de novembro. 

 

O Paraty em Foco oferece todos os anos um número de bolsas para os Workshops e Leituras de Portfólio e entradas gratuitas para os Encontros e Entrevistas aos moradores do município de  Paraty.

 Projeto Sonho Meu, produzido pelo Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologia de Paraty. 

Depoimento emocionante da Professora Cléia, diante da imagem da jovem que ser professora.

Exposição "SONHO MEU" Paraty em Foco 2019 muro da Pousada do Principe.

Exposição "GENTE DA QUI" Paraty em Foco 2015, alambrado do aeroporto Praça da Paz.