Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO



































RICCARDO BUSI
Nascido em 1958 em Florença (Itália), é Doutor em Ciências Políticas e Mestre em Estudos Diplomáticos e Organizações Internacionais. Como organizador... foi cofundador do Comitê de Natureza da Federação Italiana de Associações Fotográficas (FIAF). Por 13 anos, chefiou o Departamento de Assuntos Exteriores da FIAF, assumindo também a função de Oficial de Ligação da Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP).
De 1996 a 2002, foi cofundador e vice-presidente da organização internacional Image Sans Frontière. Membro da Comissão de Ciências Naturais da FIAP de 2000 a 2006, foi nomeado Secretário-Geral da Fédération Internationale de l'Art Photographique em 2002, cargo que ocupou até 2012. Este ano, é o primeiro italiano na história a ocupar o cargo de Presidente da FIAP.
Como fotógrafo... Comecei a fotografar em 1974, inicialmente trabalhando em branco, preto e colorido, e depois adotei a fotografia digital sem reservas. Por mais de dez anos, colaborou com a Agência Fotográfica Panda Photo de Roma, compartilhando histórias na Itália e no exterior.
Fotógrafo de natureza e viagens, já visitou mais de 72 países,estabe-lecendo amizades com pessoas locais, tentando capturar em uma única imagem a atmosfera e as emoções do que vive, convencido de que a fotografia pode ser uma ferramenta entre diferentes culturas e uma ferramenta para construir um futuro de paz.
Com suas imagens, conquistou inúmeros prêmios em competições nacionais e internacionais. Com a seleção italiana, participou do Campeonato Mundial da FIAP 9 vezes e da Subcampanha 3 vezes.
Desde 1980, suas obras foram exibidas em 475 exposições indivi-
duais e coletivas em 42 países. É um dos jogos mais reconhecidos internacionalmente, tendo contado com a participação de 353 jurados em 40 países. Fez parte de júris de grande prestígio, como cinco edições do HIPA Photo Contest (EAU), do British Wildlife Photography Awards, do Al-Thani Photography Contest (QAT), cinco edições do Urban Photographer of the Year (Reino Unido) e do Skyline Turkish Airlines (Turquia).
https://www.instagram.com/riccflorence/























































