PREMIADOS CONVOCATÓRIA PEF 2017

"PAISAGEM MOVEDIÇA"

ENSAIO FINALISTA DE BRUNO BERNARDI

No final de 2015, o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco nos arredores da cidade de Mariana (MG) provocou uma avalanche de lama que cobriu diversas pequenas propriedades rurais e alguns distritos. Considerado o maior desastre ambiental da história do país, seus danos ainda são incalculável em termos ambientais, sociais e econômicos. 

 

A rapidez e a violência com que a lama desceu, transbordou a calha do rio Gualaxo do Norte e devastou tudo que encontrou pela frente. A paisagem foi instantaneamente e irremediavelmente transformada em um deposito de lama.

 

O projeto foi desenvolvido durante um período prolongado sem se ater ao imediatismo do fato. Dividindo em três etapas, a primeira foi produzida imediatamente após o desastre com a lama ainda muito fluida e movediça; a segunda, três meses após, com o solo já mais estável, a atenção foi direcionada para as casas reviradas e diversos objetos abandonados; a terceira etapa, depois de mais de um ano, volte-se para a vegetação espontânea que começa a ocupar as áreas resguardadas da circulação humana.