PREMIADOS CONVOCATÓRIA PEF 2017

"INSIDE MAKOKO"

ENSAIO 2º COLOCADO DE BRUNO MORAES

Makoko é um dos bairros mais vibrante e tristemente famoso de Lagos, capital da Nigéria. Esta vila de pescadores transformada em favela flutuante, está constantemente sob a ameaça de demolição do Governo e parte de seus habitantes já foram despejados e tiveram suas casas queimadas. A imprensa mantém um olhar atento sobre a comunidade, como uma fonte de notícias dramáticas e fotojornalistas ocasionais são frequentes nas canoas que penetram os canais estreitos, mas pouco se pode entender da comunidade com essas abordagens ocasionais e superficiais.

A maioria dos habitantes de Makoko migrou de Benin na busca de uma vida melhor na rica metrópole vizinha de Lagos. Eles trouxeram seus hábitos, sua cultura e sua religião. Sua vida como migrantes foi construída com camadas, partes e partes de memórias e renda esporádica. Suas casas são o reflexo claro de seu status e fragilidade como parte da sociedade nigeriana.

Com este projeto eu busquei, não só dar um olhar interior para a superfície do que as notícias mostram, mas também construir imagens que respeitam a composição estrutural do que elas retratam. Com uma imagem final que é uma combinação de múltiplos disparos, cheguei a um resultado que é uma construção visual complexa que se apoia na estrutura da favela, de suas casas e de seus proprietários.