Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO



































Em 1826, o inventor francês Joseph Nicéphore. Niépce fez a primeira foto da história, conhecida como “Vista da janela do Le Gras”. Utilizando um processo chamado heliografia, ele capturou a cena em uma superfície após incríveis oito horas de exposição, produzindo a primeira imagem permanente de que se tem notícia no mundo.

LEONARDO MARTINS
Leonardo Martins (Rio de Janeiro, 1980) é artista visual, fotógrafo e pesquisador cuja produção investiga a cidade como campo de experiência, tensão e imaginação. Formado em Arquitetura e Urbanismo, com pós-graduação em Fotografia e Imagem e mestrado em Artes Visuais, desenvolve um trabalho que transita entre fotografia, montagem e construção de imagens, articulando práticas documentais e ficcionais.
Sua obra parte da observação do espaço urbano para tensionar relações entre arquitetura, paisagem e vida cotidiana, propondo deslocamentos de sentido por meio de colagens e manipulações digitais que subvertem a ideia de realidade. Nesse processo, a cidade deixa de ser apenas cenário e se torna linguagem — um território de disputas simbólicas, afetivas e políticas.
Ao longo de sua trajetória, participou de festivais e exposições no Brasil e no exterior, com destaque para o Festival de Fotografia de Tiradentes, o FFI - Festival Fotografía Impresa (Argentina e Peru), o FIFV - Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso (Chile) e o próprio PEF - Paraty em Foco.
É diretor de Cultura e Eventos da Associação Nacional de Fotógrafos de Arquitetura (CONAFARQ) e integra o coletivo Campo Experimental da Imagem (UERJ), onde desenvolve investigações sobre imagem, cidade e processos contemporâneos. Desde 2012, está à frente da LMartins Fotografia, capturando e coordenando a produção de fotografias de arquitetura, interiores e cidades.
Sua pesquisa articula fotografia e pensamento crítico para provocar reflexões sobre direito à cidade, pertencimento e modos de ver, propondo novas leituras sobre o espaço urbano e suas narrativas invisíveis.



































