Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO



































JORGE LUIS SANTOS - VENEZUELA
Fotógrafo venezuelano (Caracas, 1965), concentra sua obra pessoal em três eixos fundamentais: espiritualidade, natureza e sexualidade. Esses pilares lhe permitem aprofundar-se na fotografia documental de manifestações religiosas e populares, na fotografia de natureza como abordagem para o conhecimento de si e no nu como ferramenta que explica a alegria humana como um fato divino.
.
Em 1998, apresentou sua primeira exposição individual na Venezuela, realizando posteriormente mais vinte e participando de setenta e seis coletivas. Internacionalmente, apresentou seis exposições individuais e participou de sessenta e três coletivas.
Em 2015, recebeu o primeiro prêmio no 11º Festival Internacional de Fotografia Paraty Em Foco, no Brasil, um dos mais prestigiados da América Latina. Em 2021, conquistou o primeiro Grand Prix na 11ª Bienal Internacional de Fotografia Phodar, na Bulgária. Também conquistou outros quinze prêmios na Venezuela, Colômbia, Bolívia, Cuba, Equador, Espanha e Argentina. Em 2023, recebeu o título de Mestre Honorário em Fotografia da Associação Venezuelana da Comunidade Fotográfica (AVECOFA).
É autor dos livros Palmero es fe y cerro (2011); Pedregal, los mismos de ayer (2012); Fotografía (2016); Pido, prometo y pago (2016); e Piso 9 (2019). Seus cinco livros estão catalogados e presentes nas bibliotecas do Museu de Arte Moderna (MoMA) e do Metropolitan Museum of Art, ambos em Nova York; do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid; da Biblioteca Nacional da França; e da Tate Modern, em Londres, entre outras importantes instituições.
https://www.instagram.com/fotojorgesantos/