Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO



































Em 1826, o inventor francês Joseph Nicéphore. Niépce fez a primeira foto da história, conhecida como “Vista da janela do Le Gras”. Utilizando um processo chamado heliografia, ele capturou a cena em uma superfície após incríveis oito horas de exposição, produzindo a primeira imagem permanente de que se tem notícia no mundo.

JOAQUIM MARÇAL ANDRADE
JURADOS CONVOCATÓRIA 2026
Joaquim Marçal Andrade é servidor aposentado da Fundação Biblioteca Nacional onde também foi curador do portal Brasiliana Fotográfica. Trabalhou na instituição por 41 anos, onde chefiou a Seção de Promoções Culturais, a Divisão de Fotografia, a Divisão de Iconografia e coordenou a Biblioteca Nacional Digital. Coordenou ainda o projeto de resgate da coleção de fotografias doada pelo imperador d. Pedro II – hoje inscrita no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, da Unesco. Co-autor, com a bibliotecária Celia Zaher, do projeto do Laboratório de Digitalização da Biblioteca Nacional Digital.
Bacharel em desenho industrial (ESDI/UERJ), mestre em design (PUC-Rio) e doutor em história social (IFCS/UFRJ), é professor agregado aposentado do Departamento de Artes Design da PUC-Rio – onde lecionou também no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Departamento de História. Ministrou aulas no curso de pós-graduação lato sensu de fotografia da Universidade Cândido Mendes por todo o seu período de existência.
Perito judicial em fotografia e artes gráficas e autor de ensaios sobre a história da fotografia, das artes gráficas e do design, publicou ''História da Fotorreportagem no Brasil - a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900'' (Rio de Janeiro, Campus/Elsevier, 2004), ''Milan Alram'' (Rio de Janeiro, Bazar do Tempo/Edições de Janeiro, 2015) e ''Italianos detrás da câmera : trajetórias e olhares marcantes no florescer da fotografia no Brasil'' (São Paulo, Editora Unesp, 2022) organizado com Livia Raponi.
Curador de exposições - entre outras, ''A coleção do imperador - fotografia brasileira e estrangeira no século XIX'' (CCBB/RJ, Pinacoteca do Estado/SP e Museo Nacional de Bellas Artes/Buenos Aires, 1996; Centro Português de Fotografia/Porto e Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, 2000); ''Retratos estrangeiros'' (CCBB/RJ, 2005); ''Kurt Klagsbrunn: faces da cultura, retratos de um tempo'' (em co-curadoria com Helouise Costa na Galeria de Fotos, Centro Cultural FIESP, SP 2019); ''Italianos detrás da câmera'' (co-curadoria com Livia Raponi, CCBB-RJ, 2022, CCBB-Brasília, 2023 e Festival Paraty em Foco, Paraty RJ, 2024), “Rio cidade-luz” e “Rio, suas ruas, sua gente” (portal web RioMemórias, 2023 - https://riomemorias.com.br/exposicoes/). Curador convidado da exposição ''Sebastião Salgado. Territoires et vies'' (em co-curadoria com Anne Biroleau e Dominique Versavel - Biblioteca Nacional da França, Paris, 2005).
Foi membro correspondente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais do Conselho Nacional de Arquivos/Conarq. Integrou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, da Unesco, representando a Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura. É sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

