top of page

ENCONTROS E ENTREVISTAS PEF 2025 

Conhecimento, histórias... Em nossos Encontros & Entrevista, grandes nomes da fotografia brasileira e internacional falam sobre suas trajetórias e sobre seus trabalhos mais relevantes, em conversas leves e enriquecedoras. Uma oportunidade de ver, ouvir e aprender com grandes mestres dessa arte tão apaixonante.

Para garantir sua vaga, inscreva-se pelo Sympla (link). As va-gas não preenchidas, bem como desistências, serão disponibilizadas diretamente na Casa da Cultura, 30 minutos antes do início de cada atividade ou

Casa PEF na Rua Samuel Costa, 240 - Centro Histórico

atendimento ao público durante o evento, da 10h às 22h.

Link Sympla parar reservar ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/paraty-em-foco-2025-encontros-e-entrevistas/3120659

Auditório da Casa da Cultura tem uma capacidade para 150 lugares e fica na Rua Dona Gerald

Auditório da Casa da Cultura tem uma capacidade para 150 lugares e fica na Rua Dona Geralda, 194, Centro Histórico

X_site_1º Antonio Guerreiro.jpg

Quarta-feira, dia 24, às 20h: "RELEMBRAR A ARTE DE ANTONIO GUERREIRO".

Neste 1º Encontro e Entrevista do 21º Paraty em Foco - Festival Internacional de Fotografia de Paraty, Bob Wolfenson, Paulo Marcos M. Lima e Maria Teresa Freire se encontram para celebrar a obra e a figura magnética de Antônio Guerreiro, fotógrafo cuja persona e estilo marcaram a cena cultural brasileira. Guerreiro encarnava uma versão tropical e exuberante do Swinging London, transformando cada ensaio em um espetáculo sensual e subversivo diante do conservadorismo da ditadura. Entre contorcionismos, música alta e um humor contagiante, ele construiu um território de liberdade e ousadia que se tornou referência para gerações.

X_site_2º ENCONTRO E ENTREVISTA PEF 2025psd.jpg

Quinta-feira, dia 25, às 11h: "COMUNIDADES EM FOCO"

Fotografia na periferia refere-se à produção fotográfica, realizada a partir das periferias urbanas, quer sejam favelas, comunidades ou bairros marginalizados e também ao modo como a fotografia é utilizada nesses locais, tais como linguagem artística, ferramenta política e meio de expressão comunitária. Ela é feita por pessoas que retratam seu próprio território, ou estão a ele ligadas por alguns laços específicos.

Nesse universo, o encontro COMUNIDADES EM FOCO: PARAISÓPOLIS E MARÉS, está voltado às atividades desenvolvidas nesses dois locais por Daniel Eduardo (Paraisópolis), Thainá Montalbano (São Paulo) e Francisco Valdean (Maré, Rio de Janeiro). A apresentação dos trabalhos será mediada por Lucinea Rezende (Foto Clube de Londrina).

X_SITE_3º ENCONTRO E ENTREVISTA PEF 2025.jpg

Quinta-feira, dia 25, às 15:30: "HISTÓRIAS DO FOTOJORNALISMO". 

Indispensável para o registro da História contemporânea, o fotojornalismo é, ele próprio, uma fonte inesgotável de boas histórias e, claro, de imagens poderosas. Nessa mesa, dois expoentes dessa arte – Marcos Santilli e Luiz Morier – falam de suas carreiras e dos desafios da profissão. Marcos Santilli trabalhou em jornais e revistas, estudou em Londres e Nova York e tem fotos publicadas em livros, capas de CD´s e espetáculos musicais, programas de TV e exposições. Luiz Morier fotografa desde 1977, tendo trabalhado para os maiores jornais do país, principalmente o Jornal do Brasil, em que se consagrou como um dos grandes nomes da cobertura de conflitos urbanos e do dia a dia do Rio de Janeiro. Conquistou prêmios como o Esso – duas vezes –, o Vladimir Herzog, o da Confederação Carioca de Futebol, o Pepsi de Jornalismo e o da Sociedade Interamericana de Imprensa. A conversa será mediada por André Teixeira, que atuou por 17 anos como fotojornalista e editor de fotografia no O Globo, e atualmente trabalha como redator e roteirista, além de ser um dos curadores do Paraty em Foco.

X_site_5º_ENCONTROS 2.jpg

Quinta-feira, dia 25, às 17:30: "MULHERES NO FOTOCLUBISMO".

Bete Marques, Lu Brito e Miriam Ramalho fazem parte de uma mesma geração de fotógrafas, mas cada uma construiu um percurso singular, marcado por vivências intensas nos fotoclubes e pela criação de linguagens próprias. Neste encontro, suas trajetórias se cruzam para refletir sobre os caminhos da fotografia autoral e os desafios que os fotoclubes enfrentam na atualidade, incluindo a histórica e ainda pequena participação das mulheres nesses espaços. A mediação é de Andrea Nestrea, fotógrafa e pesquisadora que, trazendo um olhar de fora, amplia a conversa e provoca novas leituras sobre o lugar da fotografia hoje.

X_site_4º ENCONTRO E ENTREVISTA PEF 2025.jpg

Quinta-feira, dia 25, 20h: "SEJA O QUE DEUS QUISER"

Uma conversa sobre imagem e literatura, a partir do projeto SEJA O QUE DEUS QUISER,  reúne a fotógrafa Dani Tranchesi e o escritor, curador de fotografia e editor Diógenes Moura. Depois de seis anos de viagens e pesquisas Brasil adentro, o livro homônimo estará à disposição do público, gratuitamente. Em 150 páginas, crônicas e imagens revelam um país sempre à beira de um abismo, impregnado de paixão, desejo, fé e crença em um futuro para sempre desconhecido. Depois da conversa haverá sessão de autógrafos. 

X_site_6º ENCONTRO E ENTREVISTA PEF 2025.jpg

Sexta-feira, dia 26, às 11h: “SERGIO JORGE DO FOTOCLUBE AO PRÊMIO ESSO "

Natural de Amparo/SP, Sérgio Jorge esteve presente em importantes acontecimentos da história do Brasil. Nesta roda de conversa vamos celebrar seu legado no fotojornalismo, desde os primeiros filmes relevados no Cine Foto Clube de Amparo, ao merecido Prêmio Esso, em 1960. Sérgio Jorge teve papel fundamental na reativação de um dos fotoclubes mais ativos na atualidade, o clube de sua terra natal.

X_site_7º_ENCONTROS E ENTREVISTAS PEF 2025..jpg

Sexta-feira, dia 26, 15:30h “BICHOS DO CERRADO"

O biólogo Luciano Lima e o fotógrafo André Dib se encontram em uma conversa sobre o que une ciência e poesia visual. Juntos, exploram como a fotografia, além de documento, pode se tornar ponte: entre conhecimento científico e sociedade, sensibilizando as pessoas para o mundo natural, através de um olhar artístico, para a urgência da conservação. Uma reflexão sobre o poder da imagem em despertar encantamento, educar e engajar, ampliando os horizontes do diálogo entre arte, meio ambiente e sociedade..

X_site_8º ENCONTRO E ENTREVISTA.jpg

Sexta-feira, dia 26, às 17:30h"FOTOGRAFAÇÃO".

Em Fotografação , Lauro Escorel nos apresenta m olhar sobre a fotografia brasileira, de seu surgimento aos dias atuais, a partir da  representação do país no trabalho de diversos autores, discutindo também o impacto das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Diretor de fotografia em filmes de Leon Hirszman ( São Bernardo ), Cacá Diegues ( Bye bye Brasil) e Hector Babenco ( _Lúcio Flávio, o passageiro da agonia ), entre muitos outros, Lauro explica a concepção do documentário: “Foi do desejo de mostrar a um público mais amplo as belas imagens guardadas nos principais acervos do país que nasceu a ideia de fazer um documentário sobre a história da nossa fotografia. Vi ali a possibilidade de narrar como se deu a apresentação do Brasil aos brasileiros (e ao mundo) por meio da fotografia. [...] Busquei valorizar o trabalho daqueles fotógrafos que nos ajudaram a construir a imagem do país que trazemos conosco, valorizando seu olhar humanista.'

X_site_Convocatória PEF.jpg

Sexta-feira, dia 26, às 20h"PREMIAÇÃO CONVOCATÓRIA EM FOCO".

Nossa Convocatória em Foco é uma janela aberta para o trabalho de profissionais consagrados e novos talentos, tendo como prêmio a já tradicional exposição no Centro Histórico de Paraty. Neste encontro, os vencedores da edição 2025 falam sobre os trabalhos premiados com três integrantes da Convocatória: André Teixeira, fotojornalista e editor de Fotografia, José Roberto Pedroza, fotógrafo e professor, e Jorge Luis Franco, um dos jurados de 2025, que farão a entrega dos certificados de premiação.

X_site_10º ANTONIO GAUDÉRIO.jpg

Sábado, dia 27, às 11h“MEMÓRIAS E REDESCOBERTA”

Dezessete anos depois de um acidente que interrompeu sua carreira e apagou nomes, rostos e lugares da sua memória, o fotojornalista Antônio Gaudério reencontra as próprias imagens que não se lembra de ter feito. Nesta entrevista, a fotógrafa e pesquisadora Mônica Zarattini conversa com gestora em artes Aurora Borges, filha de Gaudério, que vem conduzindo um trabalho de pesquisa e de reapresentação das fotografias do pai a ele mesmo. Memória e fotografia serão temas dessa entrevista.

X_site_11º_ENCONTRO_Tadeu Vilani.jpg

Sábado, dia 27, às 15:30h: "TENTOS DE LUZ E MULHERES DO PAMPA"

Com a intermediação do jornalista Sérgio Branco, editor da revista Fotografe, o premiado fotógrafo gaúcho Tadeu Vilani abordará seu mais recente livro, “Tentos de Luz”, no qual está inserido um dos ensaios mais impactantes feitos por ele recentemente, a documentação “Mulheres do Pampa” – que mostra a inserção cada vez maior da força de trabalho feminina em setores dominados pelos homens. O livro é o resultado de mais de uma década de viagens pelos Pampas do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina, e apresenta o cotidiano, a cultura, as tradições e os símbolos de gaúchos e gaúchas desse vasto bioma no Cone Sul do Continente. No Brasil, o Pampa ocupa 63% do território do Rio Grande do Sul e espalha-se pelos vizinhos Uruguai (onde toma todo o país, com exceção das regiões costeiras) e Argentina (presente nas províncias de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Córdoba, Entre Ríos e Corrientes).

X_site__12º FOTOGRAFIA MODERNISTA.jpg

Sábado, dia 27, às 17:30h“FOTOGRAFIA MODERNA NO BRASIL”

LINGUAGENS PERCURSOS E EXPERIMENTAÇÕES

Sergio Burgi, Mariana Newlands e Elise Jasmin discutem aspectos da construção da fotografia moderna no Brasil a partir de um olhar sobre diferentes linguagens, percursos e experimentações presentes na obra de importantes nomes da fotografia brasileira, fotógrafas e fotógrafos cujos arquivos encontram-se hoje reunidos e preservados no acervo do Instituto Moreira Salles.

X_site_CONFOTO e FIAP.jjpg.jpg

Sábado, dia 27, às 20h"CONFOTO E FIAP: FOTOCLUBISMO PELO MUNDO AFORA" 

Assim como a Fotografia, o fotoclubismo é uma paixão mundial, revelando talentos e difundindo conhecimento por todo o planeta. Nessa Encontro e Entrevista, Carlos Gandara, presidente da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto), Luis Franke, membro do Conselho Diretor da Federação Internacional de Arte Fotográfica, Riccardo Busi, presidente da FIAP e Roberto Soares-Gomes, vice-Presidente da Confederação Brasileira de Fotografia e um dos curadores do Paraty em Foco, falam sobre esse movimento, que resiste ao tempo e às mudanças trazidas pela tecnologia.

X_site_14º_Encontro.jpg

Domingo, dia 28, às 10:30h“RELEMBRANDO OS AMIGOS

SEBASTIÃO SALGADO E EVANDRO TEIXEIRA”

Neste Encontro e Entrevista, vamos homenagear e celebrar Evandro Teixeira e Sebastião Salgado, que estiveram pessoalmente conosco, poucos meses atrás, andando e conversando com todas e todos pelas ruas da nossa querida Paraty, e juntos numa memorável mesa durante a 20ª. edição do Paraty em Foco, em 2024. Ambos partiram ao longo deste último ano, mas nos deixaram seus enormes legados de luz, esperança e poéticas visuais próprias que continuam e continuarão sempre conosco a referenciar o debate crítico sobre o significado e alcance da imagem documental fotográfica e de sua construção autoral na intersecção das esferas da comunicação e das artes, campos de disputa na construção do simbólico e da representação social e política de nosso tempo, obras monumentais e incontornáveis que expressam plenamente o compromisso permanente da fotografia e do fotojornalismo com o testemunho direto da realidade e com a liberdade de expressão e criação, essenciais tanto em nosso passado recente como ainda hoje. A mesa terá, além de Sergio Burgi e Milton Guran, as participações especiais da filha de Evandro, Adryana Almeida, e de Salgado, Juliano Salgado.

bottom of page