top of page

CONVIDADOS PARATY EM FOCO 2025

Imagem 10-08-2021 às 10.43.jpeg
DANI TRANCHESI

 Dani Tranchesi trabalha entre o limite do que lhe pertence e do que pertence ao ‘outro', entre o que pode ser considerado comum e o que chamamos de inusitado, é fotógrafa de rua, do instante, do inesperado. Em maio de 2025 realizou a Exposição Seja o que Deus quiser, projeto feito durante 5 anos, com imagens do Brasil, de vida cotidiana e cultura popular com crônicas do escritor e curador de fotografia Diógenes Moura, no Museu da imagem e do Som em Sao Paulo. Nesta data também ocorreu o lançamento do livro homônimo.

Em outubro de 2024 realizou a exposição O que os olhos não veem o coração não sente na Galeria Bolsa de Arte, SP considerada uma primeira apresentação de Seja o que Deus quiser. Ainda em 2024 abriu a exposição Seja o que Deus quiser no Museu da Fotografia de Fortaleza com 80 imagens do projeto e crônicas de Diógenes Moura.

Participou da exposição coletiva Terra em transe, maior projeto fotográfico já realizado no Brasil, com pesquisa e curadoria do escritor Diógenes Moura, ganhador o prêmio APCA de melhor exposição de fotografia, em 2022, durante sua montagem no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Em 2022 realizou a exposição Mirabilandia, com curadoria de Diógenes Moura onde explora o universo lúdico e único dos parques de diversões brasileiros.

Seu projeto 3 é 5 mostra o dia a dia das feiras públicas em São Paulo, do ponto de vista do trabalhador; a grande ópera pública que é a montagem, o fluxo dos fregueses, a desmontagem e o “idioma” utilizado pelos feirantes. Esse trabalho segue o percurso de pesquisa da fotógrafa, que teve início em 2019, ao lado do escritor, curador e editor Diógenes Moura, com exposição e lançamento do livro (Vento 

Leste Editora) no Estúdio 41 em São Paulo, em agosto de 2021, na galeria Nara Roesler no Rio de janeiro em fevereiro de 2022 e no metro República em São Paulo durante os meses de maio e junho de 2022.

 

Em julho de 2021 fez parte do grupo de 30 fotógrafos que representaram o Brasil no Les Encontres de La Photographie, em Arles, na França, dentro do projeto Rituais Fotográficos – Rituais de Resistência, realizado pelo Iandé Photographie e Photo Doc, de Paris.

Lindo sonho delirante, projeto realizado entre 2019 e 2020, teve exposição e lançamento do livro homônimo na Galeria Estação e reúne imagens produzidas em São Paulo e na Ilha do Marajó, entre 2018 e 2019. Trata de humanidades ao reunir o homem urbano, com seus dias entre a fuligem e o asfalto e os habitantes das águas doces, sempre dispostos a contar as estrelas.

Entre 2016 e 2017 realizou as exposições individuais Caixa Clara na Galeria Estação e Cuba Antes dos Stones na The School of Life.

www.danitranchesi.com.br

bottom of page