PREMIADOS CONVOCATÓRIA PEF 2017

"PROJETO PIRANESI"

ENSAIO FINALISTA DE DE OLYMPIO AUGUSTO RIBEIRO

Sempre me fascinaram as transformações pelas quais passaram as construções do Império Romano após sua decadência. Quando criança eu conheci a história da destruição de Pompéia e a sua redescoberta no século 18. Enquanto cursava a faculdade de arquitetura, as aulas de história eram das que mais me interessavam e aguçavam ainda mais a minha curiosidade sobre as transformações pelas quais passou o Império Romano, e sua transmutação em uma nova realidade na qual a antiga glória estética teve que conviver com a idade das trevas, depois de sua queda. Durante o curso de restauração passei a entender um pouco mais sobre como as ruínas chegaram ao nosso tempo, o processo de dilapidação pelas quais passaram as construções daquela época, bem como entendi um pouco mais sobre as diversas reconstruções e o processo de conservação desses monumentos. No entanto, me faltava entender como esses 2000 anos de transformações resultaram nessa mescla de estilos e sobreposições.

 

As gravuras de Piranesi, ilustrando, 1500 anos depois da decadência do Império Romano, a convivência entre resquícios de aldeias medievais, a arquitetura barroca e as ruinas do antigo Império, aumentaram a vontade de desvendar essas transformações ocorridas em Roma e Tivoli.

 

Em fevereiro de 2016 fui a Roma, e enquanto fazia aprimoramento profissional, aproveitei para visitar alguns lugares ilustrados por Piranesi em meados do século 18. Passei quase dois meses percorrendo diversos locas em Roma. Villa Adriana e Tivoli em busca do exato posto por onde esteve Giovanni Battista Piranesi e fotografe as antigas vistas em ângulos similares aqueles em que ele fez suas gravuras. De volta ao Brasil tive vontade de mesclar essas duas realidades, inserindo trechos de gravuras nas fotografias.

 

As “colagens” aqui apresentadas são sobreposições de trechos de gravuras de Piranesi, feitas em meados do século 18, sobre fotos de minha autoria. Utilizei programas de edição de imagem e tentei ser o mais fiel possível nas escolhas dos trechos a serem sobrepostos, porém com algumas liberdades artísticas.