Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO



































BETE MARQUES
Bete Marques (1980). Luso-brasileira, fotografa desde 2011 e tem a cultura como tema de seu trabalho. Em 2014 iniciou o trabalho sobre o Dia dos Mortos no México, documentando as celebrações nos cemitérios do país. Em 2016 e 2017 teve o trabalho exibido no Festival de Fotografia de Tiradentes por meio de seleção em convocatória e projeções. Em 2017 fez parte da Mostra Blanco y Negro, exposição coletiva exibida no Espaço Uruguayo, em São Paulo, que contou com a curadoria de Juan Esteves.
Entre 2016 e 2019 integrou a equipe da revista Anuário do Carnaval SP, publicação inteiramente dedicada ao registro dos desfiles das escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso do Carnaval paulistano.
Em julho de 2019 foi uma das fotógrafas convidadas a integrar a exposição Homo Urbanus, exibida durante o Festival de Fotografia Interfoto, na cidade de Itu, com curadoria de Marcos Varanda. Em agosto expôs o trabalho Fortalezas Urbanas no Festival de Fotografia de Paranapiacaba. Em setembro do mesmo ano foi uma das finalistas da convocatória do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, com a imagem “Guadalupe”, parte do trabalho sobre a celebração mexicana do Dia dos Mortos.
Entre 2021 e 2023 integrou a diretoria da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo (ARFOC-SP).
Em 2022 iniciou seu trabalho de cobertura do Festival Folclórico de Parintins.
Em 2023 e 2024 compôs a Mostra Afetos e Memórias, idealizada pela fotojornalista Eliária Andrade e que contou com curadoria de Bárbara Copque e Rosane Borges.
https://www.instagram.com/betemarques/





























