top of page

ENCONTROS E ENTREVISTAS PEF 2023   

Os "ENCONTROS E ENTREVISTAS", umas das atrações principais da nossa programação volta acontecer na Casa da Cultura, um ponto importante da cultura da cidade e palco de diversas exposições relevantes, a Casa conta com toda a infra-estrutura necessária para eventos deste porte, e um auditório confortável, com capacidade para 150 pessoas, que estará de portas abertas para o público, este ano, de forma gratuita.

01_Bressão e Quaresma.jpg

“CROISSANT COM RAPADURA”

com Cartiê Bressão (Pedro Garcia) e Renato Quaresma por Andre Teixeira

Quarta-feira 13 de setembro às 20h 

Com o carioquíssimo Cartiê Bressão, mistura de homenagem e paródia ao lendário mestre do fotojornalismo francês, Pedro Garcia faz sucesso no Instagram, onde também exibe uma instigante série de trabalhos – inclusive em vídeo – produzidos com Inteligência Artificial. Em Natal, no Rio Grande do Norte, Renato Quaresma também usa a revolucionária ferramenta para dar forma e cor a seu “Nordeste Imaginário”, criando uma nova e personalíssima iconografia da região. Na abertura do Paraty em Foco, os dois se encontram para um bate papo arretado.

_Suzanne Jongsman.jpg

“A MENTE SOBRE A MATÉRIA"

com Suzanne Jongsman por Paulo Marcos M. Lima

Quinta-feira 14 de setembro às 11:00h 

Nas fotos de “Mind Over Matter” (A mente sobre a matéria), que ficarão expostas na Praça da Matriz, a holandesa Suzanne Jongmans analisa as questões ambientais através de um véu renascentista transparente feito de plástico. Inspirada pelos antigos mestres, cria imagens pictóricas que apresentam personagens vestindo trajes intrincados criados a partir de plásticos reciclados, cobertores velhos e embalagens descartadas.. “A ideia de fazer algo do nada muda nosso olhar sobre a realidade”, explica.

03_Arte Analógica.jpg

“ARTE ANALÓGICA AONDE?"

com Jacob Bosch por Nilo Biazzetto

Quinta-feira 14 de setembro às 15:30h 

Nesta entrevista, o Fotógrafo Nilo Biazzetto Neto estará conversando com o chileno Jacob Bosch, diretor do Coletivo Arte Analógica que organiza o FAASP – festival de Arte Analógica de São Paulo, que neste ano teve sua 3ª edição em maio, no espaço UNIBES CULTURAL. O festival contou com a a presença de cerca de 1800 visitantes e comprova o interesse pelo filme a força retomada dos processos analógicos da fotografia.

04_Bhering e Vasquez.jpg

“O POETA VISUAL DA BAIA DE GUANABARA"

com Luiz Bhering por Pedro Karp Vasquez

Quinta-feira 14 de setembro às 17:30h 

Luiz Behring residiu durante mais de duas décadas na Europa, tendo estudado fotografia na Inglaterra antes de desenvolver intensa carreira profissional na Espanha. Após seu regresso ao Rio de Janeiro, elegeu a Baía de Guanabara como tema prioritário do seu trabalho, fotografando sua natureza e seus habitantes com talento invulgar. São imagens impregnadas de poesia e solidariedade que espelham à perfeição as belezas dessa baía exaltadas em prosa e verso desde tempos imemoriais.

05_Nordeste em Foco.jpg

“NORDESTE EM FOCO"

com Gisele Martins e Samuel Macedo por Mônica Zarattini

Quinta-feira 14 de setembro às 20:00h 

Samuel e Gisele são fotógrafos de gerações diferentes. Ele nasceu e vive no Crato/CE e ela nasceu em Santos e vive em São Paulo/Capital. Ambos retratam o Nordeste como poucos. Samuel se debruça intensamente nas brincadeiras das crianças, assim como nas festas populares. Gisele mergulha nos interiores das casas nordestinas do Brasil profundo e também nas manifestações de fé e religiosidade daquele povo. Ambos anseiam inventariar esse Nordeste que em breve não mais existirá. A proposta da mesa NORDESTE em FOCO no19º PEF é trazer ao público, de forma dinâmica e agradável, a apresentação do trabalho fotográfico de ambos artistas apontando atravessamentos das duas trajetórias, conversando e comentando as imagens, suas linguagens e suas estéticas.

_Funarte.jpg

"PRESERVAÇÃO DE FOTOGRAFIAS NATO-DIGITAIS"

Com Millard Schisler, (autor do Caderno Técnico de Conservação Fotográfica), Laís Almeida, (Diretora de Projetos da Funarte),

e Sandra Baruki, (conservadora-restauradora de fotografia)

com a mediação de Isabel Mendes.

Sexta-feira 15 de setembro às 11:00h 

Funarte lança 9ª edição da coleção Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica, com debate sobre fotografias digitais e presença do autor Millard Schisler, na programação do 19° Paraty em Foco.

A atividade, que marca o lançamento do livro digital pela Funarte, acontecerá no dia 15 de setembro às 11h e integra a programação do tradicional festival internacional de fotografia, que acontece de 13 a 17 de setembro na cidade de Paraty (RJ). Todo o evento será transmitido ao vivo. Estarão presentes no encontro Mônica Maia, presidenta da REDE de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil, e Paulo Marcos,  vice-presidente da REDE, e representante do Paraty em Foco.

07_Miriam e Machado.jpg

“COM O FOCO NA CONVOCATÓRIA"

com Miriam Ramalho e Silvestre Machado 

por Roberto Soares-gomes e Roberto Pedroza

Sexta-feira 15 de setembro às 15:30h 

Com vários prêmios no currículo – inclusive a Convocatória em Foco -, Miriam Ramalho e Silvestre Machado apresentam suas inspiradas imagens, clicadas no Brasil e mundo afora, e falam sobre a importância da participação em festivais e concursos. Uma conversa descontraída com os coordendores da Convocatória, José Roberto Pedroza e Roberto Soares-Gomes – este, também diretor da Confederação Brasileira de Fotografia).

07_Marc Ferrez (1).jpg

“HERCULE FLORENCE E MARC FERREZ.

DA DESCOBERTA À MAESTRIA NA FOTOGRAFIA BRASILEIRA

NO SECULO XIX"

com Sergio Burgi e Pedro Karp Vasquez

Sexta-feira 15 de setembro às 17:30h 

Em 2023, celebramos os 190 anos dos experimentos fotográficos pioneiros do artista e pesquisador franco-monegasco Hercule Florence (1804 - 1879),  realizados na Vila de São Carlos, atual Campinas em São Paulo, experimentos que levaram à descoberta isolada da fotografia no Brasil em 1833 por Florence, mesmo ano em que ele utiliza também de forma pioneira mundialmente o termo "photographie". 

Em 2023 celebramos também os 180 anos de nascimento no Rio de Janeiro de Marc Ferrez (1843 - 1923), o nosso principal nome da fotografia brasileira do século XIX.

Florence e Ferrez foram contemporâneos e nos legaram, entre 1833 e as décadas de 1860 e 1870,  tanto a descoberta deste novo e revolucionátio meio de representação e comunicação  visual, como o pleno domínio e maestria no seu fazer, expresso nas fotografias  icônicas de Ferrez. 

Pedro Vasquez e Sergio Burgi conversam sobre estes e outros pioneiros da fotografia brasileira que contribuiram decisivamente para construir e moldar tanto o vasto e diversificado campo da fotografia,  como também as múltiplas práticas e linguagens contemporâneas no campo da imagem associadas ao meio.

_Inteligência Artificial.jpg

“O QUE ESPERAR DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FOTOGRAFIA"

com Junior Luz por  Sergio Branco

Sexta-feira 15 de setembro às 20:00h 

Profissional de fotografia há mais de duas décadas, Junior Luz é um dos pioneiros no uso de inteligência artificial (IA) para criação de imagens no Brasil. Foi o primeiro fotógrafo local a ter acesso à plataforma DALL-E 2 antes de seu lançamento e hoje é um especialista no tema. Ele conversa com Sérgio Branco, editor-chefe da revista mFotografe, sobre o futuro da fotografia com a evolução dos sistemas de IA e o que os fotógrafos podem fazer para tirar proveito disso.

10_Cecilia e Cecato.jpg

“O CAMINHO DOS GRÃOS DE PRATA À ERA DA IA"

com Cecília São Thiago por Roberto Cecato

Sábado 16 de setembro às 11:00h 

Roberto Cecato, fotógrafo com larga experiência internacional e fundador da FotowebAcademy conversa com Maria Cecilia São Thiago sobre a evolução da imagem fotográfica nas últimas décadas. Através da trajetória de seus trabalhos, passamos da materialidade dos grãos de prata das imagens artesanais de Roberto nos anos 90 à imaterialidade do digital, abrindo espaço para as imagens fluidas de Cecilia, que partem da fotografia para dissolvê-la em quadros e animações, apropriando-se da IA com grande delicadeza e refinamento estético. Um percurso que tenta recuperar a mágica do processo fotográfico em toda sua vasta gama de expressões.

Michele Petruccelli.jpg

“FOTOJORNALISMO HOJE"

com Michele Petruccelli Pucarelli e Hélio Campos Mello

 por Mauro Ventura

Sábado 16 de setembro às 15:30h 

Michele Pucarelli (https://www.instagram.com/michele.pucarelli/), professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense, na área de linguagens fotográficas, fotojornalismo e inteligência artificial e Hélio Campos Mello, fotojornalista, editor e diretor de redação (https://testemunhaocular.ims.com.br/2022/05/21/helio-campos-mello/) e com mediação de Mauro Ventura, jornalista e editor do site Testemunha Ocular / IMS (https://testemunhaocular.ims.com.br/).

A popularização da Inteligência Artificial tem levantado uma série de debates sobre os impactos da tecnologia no fotojornalismo. Esta mesa debaterá o tema em suas múltiplas dimensões, refletindo sobre o papel do fotojornalismo hoje, num contexto de profundas transformações no campo da imagem.

12_Convocatória em Foco.jpg

“PREMIAÇÃO DA CONVOCATÓRIA EM FOCO"

com os Vencedores desta Edição 

 por Roberto Pedroza. Roberto Soares-gomes, Wania Corredo

Sábado 16 de setembro às 17:30h 

A Convocatória PEF é uma janela aberta para o trabalho de profissionais consagrados e novos talentos, tendo como prêmio a já tradicional exposição no Centro Histórico de Paraty. Neste encontro, os vencedores da edição 2023 falam sobre sua trajetória, com Roberto Soares-Gomes e José Roberto Pedroza, coordenadores da Convocatória, e Wania Corredo, fotojornalista consagrada e integrante do júri do concurso

13_Walter Firmo.jpg

“NO VERBO DO SILÊNCIO A SÍNTESE DO GRITO"

com Walter Firmo (homenageado PEF 2023)

 por Janaina Damaceno e Sergio Burgi

Sábado 16 de setembro às 20:00h 

O grande homenageado do ParatyemFoco deste ano é o fotógrafo Walter Firmo, de 86 anos, que será entrevistado por Sérgio Burgi, coordenador da área de fotografia do Instituto Moreira Sales (IMS) e Janaina Damaceno, doutora em antropologia social pela USP e coordenadora do Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra, ambos curadores da exposição "Walter Firmo. No verbo do silêncio a síntese do grito", exibida com grande sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte e que seguirá ainda este ano para Salvador.

Carioca por nascimento, amazonense por origem, baiano por devoção, negro e brasileiro por definição e convicção, Walter Firmo construiu uma densa e essencial obra ao longo de uma trajetória de setenta anos ininterruptos na fotografia brasileira e internacional. Criou, ao longo deste percurso, uma sólida presença na imprensa e na fotografia autoral, que resultou em um vasto acervo de mais de 140 mil imagens, hoje preservado no Instituto Moreira Salles, onde negritude e encantamentos, narrativas e experimentações configuram os elementos essenciais e estruturantes das múltiplas poéticas que conferem sentido e lugar à vasta obra fotográfica de Walter Firmo.

14_Foto Clubismo em Foco.jpg

“O LEGADO DO FOTOCLUBISMO"

com Carlos Gandara, João Rios, Gisele Porcaro  

José Luiz Pedro e Roberto Soares-gomes

Domingo 17 de setembro às 10:00h 

A história da fotografia brasileira – e mundial – está intimamente ligada ao trabalho dos fotoclubes, tanto na divulgação de conhecimento quanto na produção de imagens de alta qualidade. Nesta mesa, três representantes de fotoclubes conversam com os fotógrafos e também fotoclubistas de carteirnha José Luiz Pedro e Roberto Soares-Gomes.

bottom of page