REGULAMENTO DA CONVOCATÓRIA PARATY EM FOCO 2020

1. O OBJETO

 

O objeto deste Regulamento é estabelecer as regras da CONVOCATÓRIA PARATY EM FOCO 2020, um con-curso cultural voltado para fotógrafos, artistas e amantes/praticantes de fotografia, uma promoção da GALERIA ZOOM DE FOTOGRAFIA DE PARATY LTDA, criadora do FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA “PARATY EM FOCO”.  A CONVOCATÓRIA PEF 2020 é um dos principais eventos do PARATY EM FOCO, festival cuja essência

é proporcionar encontros sobre fotografia no charmoso e acolhedor cenário da cidade de Paraty. Nossa proposta com a CONVOCATÓRIA é de dar visibilidade à novas obras e tendências, convidando os vencedores selecionados a participar do Festival através de uma grande Exposição a ser montada na Praça da Igreja Matriz e na série de Reuniões e Entrevistas, realizadas na Casa da Cultura, a atividade principal do Festival.  Promover novos talentos reafirma a nossa concepção de colocar a CONVOCATÓRIA PEF 2020 no centro das atenções do PARATY EM FOCO FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA.

A exposição a ser realizada no PARATY EM FOCO reunirá os 10 finalistas nas CATEGORIAS “ENSAIO” (PORFTÓLIO) e “FOTO ÚNICA”.   Os três primeiros colocados em cada uma dessas categorias serão convidados para o Festival com todas as despesas de estadia e alimentação em Paraty pagas, além da apresentação de seus trabalhos ao público na série de “Reuniões e Entrevistas”.  Este ano, como já ocorrido, os escolhidos com Menções Honrosas também serão expostos.

1.1 O proponente deve enviar seu(s) arquivo(s) de acordo com as regras deste Edital. Os projetos fotográficos serão aceitos em DUAS CATEGORIAS, seguindo as especificações estabelecidas no item 2.5 INSCRIÇÃO DO PROJETO.

1.2 Na categoria "ENSAIO" (PORTFÓLIO), cujo tema é completamente "LIVRE" ­(ou "ABERTO"), o autor enviará de 06 a 10 imagens, em cores ou monocromáticas, sempre com foco em um mesmo tema específico e de sua própria escolha, todavia numa forma coesa e com conjunto ordenado.   O tema escolhido pelos participantes para o seu ENSAIO não precisa ser, necessariamente, o tema definido para o Festival deste ano e que é: “EMERGÊNCIA/PERMANÊNCIA”.

1.3 Na categoria "FOTO ÚNICA" (ou “IMAGEM ÚNICA”), o autor deve enviar de 01 a 04 fotografias, também sob um tema totalmente “LIVRE", sendo permitidas imagens de diferentes assuntos, em cores ou monocromáticas.   As FOTOS ÚNICAS serão avaliadas separadamente e a qualidade de cada uma não afetará a avaliação das demais.

1.4 Não há limite para o número de inscrições por participante. Qualquer autor pode se inscrever quantas vezes quiser em cada categoria, desde que faça os respectivos pagamentos.

1.5  A Curadoria do Festival terá total liberdade para incluir ou não projetos da CONVOCATÓRIA PARATY EM FOCO 2020 no programa do Festival. A escolha do espaço em que cada obra será exibida durante o mesmo, bem como o projeto da exposição e as especificações técnicas relacionadas à programação serão definidos de acordo com os critérios da Curadoria, buscando um entendimento comum com os autores.

2 - INSCRIÇÃO

2.1 O registro de inscrições será aberto a partir de 1º de fevereiro de 2020. O registro será encerrado às 23h59 (Brasília. GMT -3), em 31 de julho de 2020. (11:59 PM Brasilia, UTC -3)

2.2  Para participar da COVOCATÓRIA PARATY EM FOCO 2020, será cobrada uma taxa de inscrição não reembolsável de R $ 100,00 (Cem Reais), paga exclusivamente através do PayPal e em nome de (rmdelmotte@hotmail.com), Galeria Zoom de Fotografia de Paraty Ltda.  (Alertamos que, nos casos em que os pagamentos sejam realizados por terceiros, em nome dos participantes, os nomes dos titulares responsáveis por estes pagamentos deverão ser devidamente informados no Formulário de Inscrição, quando de seu preenchimento).

2.3  As taxas de inscrição são coletadas para financiar a estrutura logística, o pessoal envolvido em todo o processo e, especialmente, a Exposição a ser realizada durante o “FESTIVAL PARATY EM FOCO 2020. Os recursos obtidos com a Convocatória também são investidos no aumento de seu alcance e eficácia.

2.4  As inscrições serão feitas, única e exclusivamente, através da internet, clicando nos botões “ENSAIO” e

“FOTO ÚNICA” que se encontram no rodapé desta página do Regulamento: O registro implica automaticamente na aceitação dos termos deste Regulamento.

2.5 INSCRIÇÃO DO PROJETO:

        A – Preencha o Formulário de Inscrição com o seu nome completo, seu pseudônimo artístico, caso haja, seu endereço residencial completo, o endereço de e-mail, informe ainda um número telefônico pessoal para contato e use os botões para o upload das imagens em JPG, o upload de sua biografia em formato resumido .PDF ou .DOC.

        B – Para registro na categoria "ENSAIO" (PORTFÓLIO): envie de 06 a 10 fotografias em formato .JPG, resolução de 72 dpi, com 1920 pixels no lado maior. O tamanho do arquivo não pode exceder 1 MB. Informe o TÍTULO do ENSAIO. Pede-se que inclua um arquivo .PDF ou .DOC com uma breve descrição sobre o mesmo.

        C - Registro na categoria "FOTO ÚNICA": faça o upload de 01 a 04 fotografias no formato .JPG, resolução de 72 dpi, com 1920 pixels no lado maior. O tamanho do arquivo não pode excede 1 MB.  Prepare e envie também uma mini

biografia sua

 

          Os arquivos das imagens devem ser digitados da seguinte forma:

          CATEGORIA “ENSAIO” (PORTFÓLIO)

          nome_sobrenome_títulodoportfólio_númerodafoto_títulodafoto.jpg

          Exemplo: john_doe_montanhasdaterra_01_himalaya. (A numeração das imagens na categoria

          ENSAIO / PORT-FOLIO é importante para definir a ordem em que elas serão vistas pelo júri).

          CATEGORIA “FOTO ÚNICA”:

          nome_sobrenome_númerodafoto_títulodafoto.jpg

          Exemplo: jose_carlos_silva_01_semtítulo. (A numeração de imagens na categoria IMAGEM ÚNICA

          é importante no processo de pré-seleção).

          Nota: Não use cifrões ou acentos no nome do arquivo, nem use quaisquer dos seguintes caracteres: \ | / ? : ” * >  <

2.6 Os proponentes ou seus representantes legais são os únicos responsáveis ​​pela qualidade visual e pelo conteúdo dos arquivos, bem como pelas informações enviadas e devem estar cientes de que isso dependerá da avaliação dos projetos.

2.7 Após o upload, as imagens enviadas não podem ser alteradas. A equipe da Convocatória Paraty em Foco pode solicitar um complemento ao Registro, quando aplicável.

3 - INSCRIÇÃO

3.1 A primeira etapa, com qualificação de caráter eliminatório, é coordenada pela equipe de produção da CONVO-CATÓRIA PARATY EM FOCO e consistirá, além disso, em verificar o cumprimento de todos os requisitos do Regulamento: pagamento de registro, preenchimento correto do formulário de inscrição e envio do material solicitado.  Os participantes recebem um e-mail automático confirmando o recebimento do formulário. Verifique em sua caixa de SPAMs caso você não encontre esta mensagem na sua caixa de entrada de e-mails.

3.2 Todos os registros qualificados passam por um processo de pré-seleção realizado por membros da Equipe da Convocatória Paraty em Foco: Roberto Soares-Gomes e José Roberto Pedroza (Coordenadores da Convocatória PEF 2020), Giancarlo Mecarelli (Diretor Geral), Juan Esteves (Curador) André Teixeira (Fotojornalista).Todos os trabalhos pré-selecionados serão publicados na página oficial do FESTIVAL PARATY EM FOCO (www.pefparatyemfoco.com.br) e na página da CONVOCATÓRIA PARATY EM FOCO 2020 do Medium (medium.com/convocatoria-portfolio-emfoco-2020). Os trabalhos pré-selecionados serão publicados e divulgados ao longo do desenvolvimento da CONVOCATÓRIA, o que nos leva a aconselhar o envio do material o mais cedo possível, evitando deixar para o últimos dias, momento em que há um grande volume de publicações pré-selecio-nadas. Todos os trabalhos pré-selecionados também são publicados em nossa página no Facebook (facebook.com/festivalparatyemfoco.com) e, paulatinamente, no Instagram.   Siga-nos e compartilhe.

3.3 Após todas as inscrições terem sido concluídas e todos os trabalhos pré-selecionados terem sido publicados, o Júri de Premiação (ou Júri do Festival) definirá o resultado final. Os novos membros do Júri de Premiação do PEF 2020 são: Sérgio Branco (SP), Luiz Garrido (RJ), Rubens Fernandes Jr (SP), Elza Lima (PA), Bob Wolfenson (SP), Wilma Slomp (PR) e Wania Corredo (RJ). 

3.4 Este Júri nomeará, nominalmente, 10 FINALISTAS (com 3 VENCEDORES: primeiro, segundo e terceiro lugares) nas categorias ENSAIO e FOTO ÚNICA.

3.5 Os autores das obras vencedoras convidadas a participar do evento, com as despesas de hospedagem e alimentação pagas pelo Festival, não podem transferir esse convite e não é possível convertê-lo em espécie.

Se algum dos convidados não estiver disponível para participação na data do evento, o convite será cancelado.

4 - O PRÊMIO:

4.1 As 10 obras FINALISTAS das duas categorias, ENSAIO (PORTFÓLIO) e FOTO ÚNICA, farão parte de uma exposição de destaque no FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA PARATY EM FOCO 2020, que será realizado de 16 a 20 de setembro DE 2020. Os vencedores serão expostos com grande destaque no Festival, num grande espaço externo e central, de grande visibilidade. Este ano, novamente, também serão exibidas as obras escolhidas pelo Júri de Premiação com Menções Honrosas.

4.2 Os 3 vencedores das categorias ENSAIO (PORTFOLIO) e FOTOS ÚNICAS serão convidados a participar do Festival Paraty em Foco com todas as despesas de hospedagem e alimentação em Paraty cobertas pela organiza-ção do evento. Além disso, os seis vencedores serão convidados a apresentar seu trabalho ao público na série de Reuniões e Entrevistas, a principal atividade do PEF.

5 - DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

5.1 Ao aceitar participar e assinar esta Convocatória, os autores inscritos autorizam os organizadores do evento a usar as imagens das obras registradas nas seguintes mídias, sem qualquer ônus:

       - Local do festival por tempo indeterminado,

       - Exposições e projeções no FESTIVAL PARATY EM FOCO, a qualquer momento,

       - Mídia impressa e / ou eletrônica, exclusivamente para promover o Festival, a qualquer momento,

       - Catálogos e outros materiais publicitários sobre o FESTIVAL PARATY EM FOCO, a qualquer momento.

Nota: O uso das fotos concedidas ao FESTIVAL PARATY EM FOCO não implica de nenhuma forma na perda de direitos autorais sobre elas e elas podem ser usadas em qualquer outro contexto pelos respectivos autores sem a prévia autorização do festival.

5.2 Ao se candidatar a esta Convocatória, o solicitante declara a autoria plena das obras a serem exibidas e a inexistência de plágio de obras e / ou projetos registrados, além de garantir a autorização de terceiros que, por acaso, tenham direitos relacionados sobre a produção artística, sendo também responsável por quaisquer reclamações de terceiros relacionadas ao uso não autorizado.

5.3 Assim, fica estabelecido que os direitos de uso de imagem do conteúdo enviado são de exclusiva responsabilidade do proponente.

5.4 Os organizadores do evento comprometem-se a incluir os créditos devidos, em toda e qualquer inserção das obras.

6 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Os pré-selecionados e os finalistas / vencedores serão anunciados no site do PARATY EM FOCO (www.pefparatyemfoco.com.br), bem como na página de Facebook do PEF (facebook.com/festivalparatyemfoco.com) e da CONVOCATÓRIA PARATY EM FOCO 2020 do Medium (medium.com/convocatoriaportfolio-in-focus-2020). Os pré-selecionados serão publicados à medida que

forem avaliados pelo Júri da Primeira etapa.

O resultado final, com finalistas e vencedores, será publicado no domingo, dia 17 de agosto de 2020. É de responsabilidade dos participantes acompanhar as publicações. Os finalistas serão contatados principalmente por e-mail e, eventualmente, por telefone para que enviem os arquivos de “alta resolução” necessários para a preparação da exposição. Os autores terão 7 dias consecutivos para fazer esta submissão, após o contato da coordenação do Festival.

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1  As dúvidas podem ser enviadas a qualquer momento para o seguinte e-mail: convocatoriapef2020@gmail.com.

7.2 O ato de inscrição implica total concordância com os termos aqui estabelecidos e todos os participantes concordam em divulgar seus trabalhos e seus nomes nas divulgações diretamente relacionadas ao evento, bem como na programação de exposições e projeções do PARATY IN FOCUS, conforme os critérios curatoriais.

7.3  As decisões do júri são soberanas e inapeláveis.

7.4  A CHAMADA ABERTA PARA A CONVOCATÓRIA PARATY EM FOCO 2020 é um evento exclusivamente cultural realizado pela Galeria de Fotografia Zoom (Paraty em Foco), localizada na Rua 7 de Setembro, 181 Jabaquara. CEP: 27970-000. Paraty, RJ - Brasil, inscrita no CNPJ 09.611.599 / 0001-74.

7.5 O distrito de Paraty / RJ é eleito para resolver quaisquer objeções a este regulamento ou à conduta das partes.

ACEITO OS TERMOS DO REGULAMENTO E DESEJO ENTRAR NA CATEGORIA: