LOGO 15ANOS redondo_site.jpg

CONVIDADOS

 

MARCIA MELLO

Marcia Mello é bacharel em Letras pela UFRJ, pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia. Participou da implantação do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde foi curadora entre 1988 e 1997. Nesse período, realizou a curadoria de diversas exposições, entre elas “O daguerreótipo nas coleções cariocas”, ocorrida no Paço Imperial (RJ, 1998).

 

Entre 2006 e 2015 foi diretora-curadora da Galeria Tempo (RJ). Nesse período, além de organizar inúmeras exposições, participou como expositora das feiras SP/ARTE e ART/RIO. No Centro Cultural da Justiça Federal curou a mostra “Tempos de Chumbo, Tempo de Bossa - os anos 60 pelas lentes de Evandro Teixeira” (2014) e na Galeria do Espaço SESC,  “Deveria ser cego o homem invisível?”, fotografias de Renan Cepeda (2015).

 

Em 2017, foi curadora da exposição “Artesania fotográfica - a construção e a desconstrução da imagem” no Espaço Cultural BNDES (RJ), além de “Carta Negra”, fotografias de Renan Cepeda e “Evandro Teixeira - Em torno de 1968”, no Reserva Cultural (Niterói, RJ). Autora dos livros “Só existe um Rio” (Andrea Jakobsson Estúdio, 2008) e “Refúgio do olhar, a fotografia de Kurt Klagsbrunn no Brasil dos anos 1940”, (Casa da Palavra, 2013) ambos em parceria com Mauricio Lissovsky.

LOGO PATRIMONIO.jpg