HOMENAGEADO PEF 2021

 

Thomaz Farkas (1924) é um dos grandes expoentes da fotografia moderna no Brasil. Nascido em Budapeste, reside desde sua infância em São Paulo, onde em 1948 realiza sua primeira mostra individual, considerada também a primeira exposição de fotografia em museus do país. Em 1949 expôs no MOMA de Nova York, que adquiriu suas fotografias para o acervo permanente da instituição. Foi professor da Escola de Comunicações e Artes da USP por 20 anos e desde 1996 é presidente emérito do Conselho da Cinemateca Brasileira.

Nos anos 40, o trabalho de Farkas tem como foco principal a vertiginosa transformação da paisagem urbana de São Paulo. Em 1942, aos 18 anos, associa-se ao Foto Cine Clube Bandeirante, núcleo de debate e conceituação da atividade fotográfica. Afinados com as vanguardas européias e norte-americanas, seus integrantes buscavam uma estética específica, com novos enquadramentos e pontos de vista inusitados. Perseguindo os ideais de movimentos como o Straight Photography, as fotos de Farkas deste período resultam em abstrações geométricas que prenunciam o construtivismo que vigoraria na década seguinte.

Nos anos 50 inicia o estudo de movimentos e do desenho dos corpos em contra-luz com uma célebre seqüência de fotos de ballet. Já nos anos 60 e 70, Farkas volta seu interesse para o interior do país, especialmente o Nordeste, e torna-se diretor e produtor de cinema documentário. A Caravana Farkas abre espaço para uma geração de cineastas que começam então a revelar um Brasil desconhecido do eixo Rio – São Paulo. Em 1979 funda a Galeria Fotóptica, importante referência para todos os fotógrafos da época.

As fotografias reunidas nesta exposição integram o acervo de Thomaz Farkas, composto por mais de 34.000 imagens e que hoje encontra-se depositado no Instituto Moreira Salles através de convênio para guarda e preservação da obra do fotógrafo estabelecido em 2007.

São imagens emblemáticas deste período de intensa produção e criação fotográfica de Thomaz Farkas nas décadas de 40 e 50, período este basilar para a estruturação da estética moderna na fotografia brasileira e do qual Farkas é um de seus principais representantes.

https://ims.com.br/titular-colecao/thomaz-farkas/

APOIO

pmp_color.jpg
LOGO PATRIMONIO.jpg

REALIZAÇÃO

©Thomaz Farkas Estadio Pacaembu Sao Paulo – Acervo IMS