CONVIDADOS PEF 2020

 

ORLANDO AZEVEDO

Orlando Azevedo nasceu em 1949, na Ilha Terceira, Açores/Portugal Vive no Brasil desde 1963. Formado em Direito. Vem dedicando-se profissionalmente à fotografia documental em projetos especiais, assim como, à criação  autoral, criando um importante estúdio e galeria  em Curitiba. Especializado em expedições e projetos de longa duração. Editor e curador. Utiliza dois outros heterônimos - Yury Andropov e Jacob Bensabat - para outros temas dentro da diversidade de sua produção.

Azevedo também é conhecido pela sua grande atuação na área da produção cultural da fotografia brasileira, especialmente pela direção das Bienais de Fotografia acontecidas no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, cujo resultado é a formação do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, um dos maiores acervos da fotografia brasileira.

Ele também é autor de inúmeros livros, como Expedição ao Coração

do Brasil de 1999 e  Mestiço - Retrato do Brasil ( Editora Voar, 2019). Suas imagens encontram-se nas principais coleções como a do Museu de Arte de São Paulo entre outras nacionais e internacionais.

http://www.orlandoazevedo.com.br/bio.html