CONVIDADOS PEF 2021

 

capa-kittyparanagua.jpg
KITTY PARANAGUÁ

Com 40 anos de fotografia, Kitty Paranaguá Iniciou sua carreira como repórter fotográfica no Jornal do Brasil, onde trabalhou por quatro anos. É formada em jornalismo pela PUC-RJ e pós-graduada no curso Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação pela UCAM-RJ. Trabalhou muitos anos como fotógrafa de arquitetura e interiores. Este convívio com os arquitetos lhe deu um olhar atento para a cidade. Quatro palavras costuram os seus ensaios: espaço, homem, paisagem e poesia.

O ensaio "Copacabana”, publicado em 2011 pela editora Barléu, ganhou menção honrosa no Festival Poy Latino Americano (Pictures of the Year ) em 2013. Em 2014, com o Ateliê Oriente, recebeu o prêmio Arte e Patrimônio pelo  projeto Caminhos Cruzados. Sua série  "Campos de Altitude", em 2017, representou o FotoRio no Photo Beijing, na China. O ensaio Tempo Presente, segundo lugar no Prêmio Aliança Francesa 2019 está exposto online no link: http://www.prixphotoaf.com.br/

Seu trabalho está presente nas coleções  Joaquim Paiva e  da Maison Européenne de Photographie (MEP).

É sócia fundadora e uma das coordenadoras do Ateliê Oriente. Fundado em 2010, é um espaço cultural que atua prioritariamente na área de fotografia, com ênfase  em ações educativas e troca de saberes.

https://www.kittyparanagua.com

©Natália Lurk

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.