Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL https://cutt.ly/ukRn4Hf
Paraty em Foco 20 Anos
Paraty em Foco 2024
CRISTIANO MASCARO
É formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e iniciou sua carreira como repórter fotográfico da revista Veja quando realizou diversas reportagens no Brasil e no exterior. Foi professor de fotojornalismo na Enfoco-Escola de Fotografia e professor de Comunicação Visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. Entre 1974 e 1988 dirigiu o Laboratório de Recursos Audiovisuais da FAUUSP..
Em 1986 obteve o grau de Mestre pela USP e em 1990 lhe foi atribuída a Bolsa Vitae de Artes. Em 1992 recebeu o Prêmio Abril de Fotojornalismo com o ensaio “O jeito brasileiro de viver e de morar”, em 1995 com o ensaio “Sala do Milagres” e em 2001com o ensaio “25 pessoas, parcerias e coisas que ajudaram a construir a história de São Paulo”. Em 1985 obteve o grau de Doutor pela USP com nota máxima e menção de louvor apresentando a tese “A fotografia e a arquitetura”. Entre os anos 2000 e 2001 realiza extensa documentação de 28 centros históricos de cidades brasileiras para o Programa Monumenta e em 2002 fotografa os 100 edifícios mais significativos da arquitetura brasileira para a edição do livro “O Patrimônio Construído”. Entre 2010 e 2014 fotografa para o projeto “Arquitetura Rural Brasileira” sedes de fazendas representativas dos ciclos econômicos do açúcar, do ouro e do café. Em 2006 participa como arquiteto homenageado da VI Bienal Internacional de Arquitetura e Design apresentando a exposição “O Brasil em X, em Y, em Z” e em 2007 recebe o Prêmio Especial Porto Seguro de Fotografia pelo conjunto de sua obra. Em 2015 recebe da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, na categoria “Arquitetura”, o prêmio “Narrativas Urbanas”.
A partir de 2014, a convite do escultor Richard Serra, inicia o processo de documentação fotográfica de suas obras site specific em galerias e em diversos locais do mundo.
Já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, tendo fotografias em coleções públicas e particulares. Atualmente trabalha como fotógrafo independente dedicando-se a projetos editoriais, expositivos e ensaios pessoais.
https://www.instagram.com/cristiano.mascaro/